Em As esganadas, o autor do best-seller O xangô de Baker Street, explora mais uma vez tema que lhe é caro: os assassinatos em série.
No entanto, tal como Alfred Hitchcock, que desprezava os romances policiais cujo objetivo se resume a descobrir quem é o criminoso (o famoso “whodonit”), Jô Soares revela logo no início não somente quem é o desalmado como sua motivação psicológica (melhor dizer psicanalítica) para matar.
O delicioso núcleo narrativo está nas tentativas atrapalhadas da polícia de encontrar um criminoso que, além de muito esperto e de não despertar suspeita nenhuma, possui uma rara característica física que dificulta sobremaneira a utilização dos novos “métodos científicos” da polícia carioca.
Para investigar os crimes, o famigerado chefe de polícia Filinto Müller designa um delegado ranzinza, assessorado por um auxiliar obtuso e medroso e que contará com a inestimável ajuda de um sofisticado e culto ex inspetor.
Na perseguição ao criminoso, os três investigadores, ganham a desejável companhia de uma jovem linda, destemida, viajada e moderna, que é repórter e fotógrafa da principal revista ilustrada do país.
O leitor também pode se fartar aqui com uma outra faceta constante da obra literária de Jô Soares: a escolha de um momento do passado para cenário de sua narrativa, o que lhe permite entrar em detalhes históricos curiosos enquanto desenvolve a trama.
Desta vez, voltamos ao Rio de Janeiro do Estado Novo, tendo por pano de fundo mais amplo o avanço do nazismo e as primeiras nuvens ameaçadoras que anunciam a Segunda Guerra Mundial.
Entre os eventos da época que Jô resgata estão uma corrida de automóveis no Circuito da Gávea (de que participam o cineasta Manoel de Oliveira e o lendário Chico Landi) e a transmissão pelo rádio da derrota do Brasil, de Leônidas da Silva, para a Itália na semifinal da Copa de 1938, na França.
Com a verve que lhe é característica, Jô consegue, neste "As esganadas", realizar a façanha de narrar uma série de crimes brutais, com requintes inimagináveis de crueldade e deixar o leitor com um sorriso satisfeito nos lábios.
Se você curte o gênero, esta é uma ótima leitura e se você não curte, aproveite a chance para conhecer uma história fantástica!
Detalhes do produto
- Capa comum: 264 páginas
- Editora: Companhia das Letras (2011)
- Idioma: Português
- Autor: Jô Soares
- ISBN: 978-85-359-1975-2
- Romance brasileiro
🌱A venda de livros é uma forma de promover o consumo consciente e a leitura, no Brechó Vegano você economiza levando um seminovo por um preço bem bacana e ainda apoia ongs e protetores da causa animal!!
- Editora: Companhia das Letras
- Estado: Seminovo
Produtos visualizados
R$ 13,50